3ª Idade

Na área da 3ª Idade a Santa Casa da Misericórdia dispõe das respostas de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário.

 

ESTRUTURA RESIDENCIAL PARA PESSOAS IDOSAS

A Estrutura Residencial para Pessoas Idosas da Santa Casa da Misericórdia de Mértola encontra-se sediada na Vila de Mértola e dá prioridade na admissão a pessoas idosas naturais e/ou residentes no Concelho de Mértola. Tem capacidade para 72 utentes, sendo que para 61 destes utentes tem celebrado um Acordo de Cooperação com a Segurança Social, que comparticipa os utentes mais carenciados.

A institucionalização das pessoas idosas numa Estrutura Residencial surge, quase sempre, quando estão esgotadas todas as possibilidades de prestação de apoio e cuidados no contexto social da mesma. Por muito boas condições que tenha a Estrutura Residencial, a institucionalização das pessoas idosas tem sempre várias consequências que vão desde a redução da privacidade, da individualidade, do poder de decisão e de autonomia, e sobretudo porque isso implica abandonar a sua casa, as suas coisas, o seu meio social e familiar.

Apesar de todas as suas limitações, a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas da Santa Casa da Misericórdia de Mértola procura proporcionar aos seus residentes um ambiente o mais familiar possível e desenvolver actividades onde estes possam ocupar os seus tempos livres de uma forma agradável e dinâmica, permitindo-lhes quebrar a monotonia que possam sentir, e desta forma proporcionar a máxima qualidade de vida.

O serviços existentes na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas da Santa Casa da Misericórdia de Mértola são comuns a outras Estruturas Residenciais, e passam em grande parte  pela satisfação das necessidades básicas dos residentes, todavia, diferenciamo-nos pela excelente equipa de Animação (designada Grupo Dinamizador de Pessoas Idosas), que diariamente luta para quebrar a monotonia que insiste em apoderar-se dos idosos.

CENTRO DE DIA

O Centro de Dia funciona no mesmo edifício que a Estrutura Residencial   e destina-se às pessoas idosas que necessitam de apoio nas várias atividades da vida diária, como sejam a alimentação, a higiene pessoal e da roupa, bem como o acompanhamento aos serviços de saúde e outros, mas que têm ainda alguma autonomia que lhes permite continuar em casa no período noturno, ou têm ainda familiares que lhes podem dar apoio durante este período.

O Centro de Dia constitui uma resposta social onde os utentes têm ao seu dispor atividades de ocupação de tempos livres dinamizadas pelo “Grupo Dinamizador de Pessoas Idosas”, que desenvolve a sua actividade na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas .

SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO

O Concelho de Mértola é caracterizado por uma população maioritariamente idosa. Os idosos, distribuídos pelas várias localidades, pouco povoadas e dispersas, sentem um forte isolamento geográfico e familiar, deparando-se com muitas dificuldades na satisfação das suas necessidades básicas, nomeadamente, na aquisição de bens alimentares, na higiene pessoal e habitacional, no acompanhamento aos Serviços Públicos e aos Serviços de Saúde e apoio na administração da medicação.

Uma grande parte destas pessoas idosas apresenta ainda alguma autonomia, pelo que com algum apoio consegue manter-se no domicílio com uma boa qualidade de vida.

O Serviço de Apoio Domiciliário constitui uma das respostas sociais que mais contribui para um envelhecimento ativo e saudável, pois o facto de possibilitar à pessoa idosa permanecer no seu meio natural de vida, mantendo a sua independência, ainda que com algumas ajudas, mantendo as suas relações de vizinhança, possibilitando permanecer na sua habitação rodeado de todos os bens que o têm acompanhado ao longo da sua vida, melhora certamente a qualidade com que esta é vivida.

Consciente desta problemática, a Santa Casa da Misericórdia sentiu a necessidade de implementar e dinamizar  o Serviço de Apoio Domiciliário que atualmente abrange a totalidade do Concelho, e no qual a Instituição pretende continuar a investir na sua melhoria contínua.

mapaSAD08-2014

O Serviço de Apoio Domiciliário da Santa Casa da Misericórdia de Mértola tem capacidade para prestar apoio a 300 utentes.

Anúncios

10 pensamentos sobre “3ª Idade

  1. Sendo eu natural de S.Miguel do Pinheiro e a viver no Algarve por motivos laborais e sociais e não podendo estar mais presente junto de meus pais agora na casa dos oitenta.felizmente autónomos ao momento, vejo com bom grado toda a estrutura de serviços desta Instituição Particular de Solariedade social, que é a Santa Casa da Mesericórdia de Mértola. Espero num futuro” a saber” poder usufruir do serviço mais indicado ao meu caso familiar.Um bem haja a todos os intervenientes e obreiros que nas suas tarefas diárias fazem possível um bem social e humano ao qual todos nós mais cedo ou mais tarde teremos de recorrer.

  2. Gostaria de ser informada, sendo eu de Lisboa, mas com grande apreço pelo Alentejo e o seu povo e conhecendo muito bem Mértola , qual seria a possibilidade de um dia vir ser integrada nesse lar como a minha ultima moradia.

    Aproveito para perguntar se existe algum tipo de quotas, ou associação para que seja mais fácil esse ingresso quando eu dele necessitar.

    Com os meus respeitosos cumprimentos,

    MJcosta

  3. Boa tarde Exmos srs
    Agradecia que me informassem se há vagas e o que e necessário para que passe a ser utente do vosso lar .
    Sem outro assunto os melhores cumprimentos.
    Filomena

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s