Centro de Atividades de Tempos Livres

A Oficina da Criança é um Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) que integra crianças com idades entre os 6  e os 12 anos, e encontra-se situada na Vila de Mértola.

Na Oficina da Criança valorizamos a autonomia de cada criança e a sua personalidade, incentivando a sua capacidade de relacionamento com o outro, com o grupo e com o meio envolvente, de forma a aumentar a sua auto-estima e independência. Defendemos que a liberdade, criatividade, colaboração, espontaneidade e empatia são fundamentais para o crescimento das crianças. Na Oficina pretendemos incrementar a consciência cívica da criança, para que assim se promova a formação de cidadãos responsáveis, críticos, ativos e intervenientes.

A intervenção educativa da Oficina favorece  e privilegia um ambiente acolhedor, estimulante e desafiador. Proporcionamos diariamente atividades adequadas às idades e características de cada criança, tendo sempre como referência a sua identidade social, afetiva e cultural.

A intervenção deste CATL passa por várias vertentes, entre elas:

Espaço lúdico/ Ludoteca

  • Um espaço onde se trocam e se criam novas experiências;
  • Um espaço de convivência onde as crianças podem encontrar e fazer novos amigos;
  • Um espaço de alegria, fantasia e criatividade.

Trabalho com Escolas
(Jardins de Infância, Centro Infantil e Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico)

O trabalho com as escolas procura incentivar a participação de todas as crianças do Concelho, sobretudo as que vivem isoladas geograficamente, nas atividades da Oficina. Desenvolvido no espaço da Oficina / ou nas próprias escolas, procura-se proporcionar um maior aprofundamento de temas e técnicas relacionadas ou não com as atividades escolares. Mediante o pedido de apoio à Oficina cada escola pode reservar e usufruir de um tempo necessário para desenvolver um projeto de trabalho específico.

Atividades de enriquecimento curricular

A Santa Casa da Misericórdia tem estabelecido um protocolo de cooperação com o Agrupamento de Escolas de Mértola,  para que a Oficina da Criança colabore no desenvolvimento das atividades de enriquecimento curricular das Escolas de 1º ciclo, nomeadamente nas atividades de expressões plásticas e em atividades de expressão rítmica e motora, nas quais a Oficina já tem uma larga experiência.

Para mais informações, consulte aqui o Regulamento do Centro de Tempos Livres.