Infância

Na área da Infância a Santa Casa da Misericórdia de Mértola tem a funcionar um Centro Infantil, com Creche (0-3 anos) e Jardim de Infância (3-6 anos), e um Centro de Atividades de Tempos Livres (6-12 anos),  sediados na Vila de Mértola e que recebe crianças de todo o Concelho e crianças cujos pais trabalham em Mértola.

CENTRO INFANTIL DE MÉRTOLA

O Centro Infantil é composto pela Creche e Pré-escolar, tem capacidade para 82 crianças oriundas de todo o concelho e outras cujos pais trabalham em Mértola.  A Misericórdia transporta diariamente no seu autocarro crianças de várias localidades do Concelho que de outra forma não teriam acesso a estas respostas sociais, ao mesmo tempo que permite aos pais poderem manter-se profissionalmente ativos

O Centro Infantil tem como seu grande objetivo proporcionar às crianças um conjunto de atividades que conduzam ao IMG_0701seu bem estar e a uma educação que promova o seu desenvolvimento integral e valorize todas as suas potencialidades.

O Centro Infantil desenvolve a sua intervenção com base num Projecto Educativo comum às duas respostas sociais, e num Projecto Curricular de sala elaborado individualmente para cada uma das salas que compõem cada resposta. 

CATL – OFICINA DA CRIANÇA DE MÉRTOLA

A Oficina da Criança é um Centro de Atividades de Tempos Livres destinado a toda a população Infantil do Concelho de Mértola com idades entre os 6 e os 12 anos, tendo capacidade para 70 crianças. A sua intervenção consiste na promoção de atividades  Socioculturais , educativas  e lúdicas.

Na Oficina da Criança valorizamos a autonomia de cada criança e a sua personalidade, incentivando a sua capacidade de relacionamento com o outro, com o grupo e com o meio envolvente, de forma a aumentar a sua auto-estima e independência. Defendemos que a liberdade, criatividade, colaboração, espontaneidade e empatia são fundamentais para o crescimento das crianças. Desta forma,  o nosso trabalho pretende incrementar a consciência cívica da criança, para que assim se promova a formação de cidadãos responsáveis, críticos, ativos e intervenientes.

A Oficina da Criança procura ser um espaço / tempo entre a escola e a família, sem pretender substituir nenhuma delas. A sua intervenção educativa visa favorecer e privilegiar um ambiente acolhedor, estimulante e desafiador e também promover estratégias e desenvolver atividades adequadas às idades e características de cada criança, tendo sempre como referência a sua identidade social, afetiva e cultural.

As atividades realizadas pela Oficina têm como base um projeto educativo comum com o Centro Infantil, definido para um triénio.

Espaço lúdico/ Ludoteca
Embora a maioria dos objetivos que pretendemos atingir com este espaço sejam comuns a toda a Oficina, ao criarmos este espaço lúdico pretendemos que seja:

  • Um espaço onde se trocam e se criam novas experiências;
  • Um espaço de convivência onde as crianças podem encontrar e fazer novos amigos;
  • Um espaço de alegria, fantasia e criatividade

Trabalho com Escolas
(Jardins de Infância, Centro Infantil e Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico)
O trabalho com as escolas procura incentivar a participação de todas as crianças do Concelho, sobretudo as que vivem isoladas geograficamente, nas actividades da Oficina. Desenvolvido no espaço da Oficina / ou nas próprias escolas, procura-se proporcionar um maior aprofundamento de temas e técnicas relacionadas ou não com as actividades escolares. Mediante o pedido de apoio à Oficina cada escola pode reservar e usufruir de um tempo necessário para desenvolver um projecto de trabalho específico.

Atividades de Extensão Sócio Educativa
As atividades de extensão sócio educativa são desenvolvidas em colaboração com as escolas do concelho, entidades locais e respostas sociais da própria instituição, traduzindo-se na abertura da Oficina da Criança ao exterior, à comunidade, ao espaço social envolvente. Procura-se fazer a ligação com diferentes faixas etárias da população, desenvolver e incrementar a participação em festividades, temas e contextos que expressem a cultura e a vida local.

Atividades de enriquecimento curricular
A Santa Casa da Misericórdia tem vindo a estabelecer anualmente um protocolo de cooperação com o Agrupamento de Escolas de Mértola,  para que a Oficina da Criança colabore no desenvolvimento das atividades de enriquecimento curricular das Escolas de 1º ciclo, nomeadamente nas atividades de expressões plásticas e em atividades de expressão rítmica e motora, nas quais a Oficina já tem uma larga experiência.

Visite-nos na nossa página do facebook: https://www.facebook.com/pages/Oficina-da-Crian%C3%A7a/1550174368563301

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s