Política da Qualidade

Visão

A Santa Casa da Misericórdia de Mértola pretende ser uma instituição de referência Nacional, na prestação de serviços de educação, formação, saúde e apoio psicossocial, numa procura contínua da excelência dos serviços prestados à população do Concelho de Mértola em primeira instância, como ao nível Distrital e Nacional em termos de prestação de cuidados de saúde e de integração social.

Missão

De modo a preconizar a visão, a Santa Casa da Misericórdia de Mértola, promove o desenvolvimento global dos clientes e a satisfação das suas necessidades biopsicossociais e culturais da população alvo, através do desenvolvimento de acções dinâmicas, multidisciplinares e de proximidade, estabelecendo parcerias por forma a alargar e a dinamizar projectos inovadores, que promovam a reabilitação e a integração, evitando a desigualdade e a exclusão.

Valores

Os valores da Santa Casa da Misericórdia de Mértola constituem as crenças que servem de guia e critério para os comportamentos, atitudes e decisões de todos os colaboradores, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objectivos, estejam executando a missão, na direcção da visão.

A Missão da SCMM está suportada nas 14 obras (Espirituais e Materiais) da Misericórdia e pelos seguintes Valores:

  • Humanização de cuidados – Fomentar relações de proximidade com empatia e assertividade, respeitando a individualidade e dignidade do outro.
  • Respeito – Representa a inviolabilidade da integridade física, psicológica e moral, abrangendo os direitos humanos, nomeadamente a igualdade, a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores individuais, das ideias próprias, das escolhas pessoais, crenças e dos espaços e objetos pessoais.
  • Confidencialidade – Afirma-se pela proteção de factos e informações relativas aos clientes para que sejam sigilosamente guardadas, que não sejam reveladas sem o seu consentimento esclarecido (salvo quando se trata de proteger alguém de dano – suicídio, homicídio).
  • Cooperação – Materializa-se em todas as atividades expressando o carácter da Organização assente na solidariedade e inter-ajuda entre todos os intervenientes.
  • Lealdade – Caracteriza-se por respeitar as hierarquias, agir com sinceridade e honestidade para com todos os intervenientes, conferindo credibilidade à Organização.
  • Transparência – Pautar os comportamentos e serviços de rigor e clareza, consolidando a credibilidade da instituição.
  • Profissionalismo – Trata-se de dedicar o maior empenho e disciplina no cumprimento das tarefas que estão confiadas, em todos os momentos da sua atividade, procurando atualizar e aperfeiçoar continuamente as suas competências profissionais, como condição do sucesso pessoal e da organização.
  • Integridade – Abster-se de receber de terceiros qualquer espécie de pagamentos ou favores susceptíveis de criarem, a quem os presta, expectativas de favorecimento nas suas relações com a Instituição.
  • Solidariedade e Responsabilidade Social – É a disponibilidade para o outro de forma a promover a dignidade humana, através de acções de proximidade e a integração de preocupações sociais no quotidiano da Organização e na interligação com todas as partes interessadas contribuindo para uma sociedade mais justa.
  • Multidisciplinariedade e interdisciplinaridade – Promoção do trabalho de equipa e de interajuda, através da articulação das diferentes áreas de conhecimentos.
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