A SCMM

A Santa Casa da Misericórdia de Mértola é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que tem como área de intervenção todo o Concelho de Mértola e Concelhos limítrofes.

Fundada em meados do século XVI, a Misericórdia de Mértola tem hoje marcado o seu papel como instituição vocacionada para a resolução das questões sociais do concelho.

São objetivos da Misericórdia de Mértola:

  • Atender às necessidades dos indivíduos, grupos e famílias mais desfavorecidas
  • Aumentar a capacidade organizativa de indivíduos “vítimas” de exclusão social, de forma a integrá-los social e familiarmente
  • Criar respostas adequadas às necessidades da sua população-alvo
  • Cooperar com entidades públicas e particulares na manutenção e desenvolvimento de obras sociais
  • Colaborar com outras entidades locais na resolução de situações sociais problemáticas.

A filosofia que suporta toda a intervenção desta instituição assenta num pressuposto fundamental que é o fazer cada vez mais e melhor, em prol da população do Concelho, promovendo a qualidade de vida da mesma, desenvolvendo ações que colmatam alguns dos problemas com que a população deste Concelho se confronta.

A Misericórdia tem marcado o seu papel como instituição diretamente vocacionada para a resolução das questões sociais do concelho de Mértola, e tem no presente uma intervenção extremamente importante e imprescindível nas áreas do apoio à Infância e 3ª Idade.

Ao longo dos anos, a Misericórdia foi crescendo e criando novas respostas para os problemas sociais que iam surgindo no Concelho, abrangendo atualmente as mais diversas áreas, nomeadamente as seguintes:

Na área da Infância e Juventude tem a funcionar uma Creche, um Jardim de Infância e um CATL – Oficina da Criança.

Na área da 3ª Idade, presta apoio através de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, um Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário.

Na área dos Cuidados Continuados, a Misericórdia criou a Unidade de longa Duração e Manutenção, que integra a Rede Nacional de Cuidados Continuados.

Na área da Formação Profissional, a Instituição continua a apostar na formação / qualificação dos seus ativos, ao mesmo tempo que promove formação para desempregados e beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI).

Na área da Intervenção Precoce, foi constituída uma equipa técnica multidisciplinar, resultante de uma parceria entre os Ministérios da Segurança Social, Saúde e Educação. Esta equipa presta apoio a crianças entre os 0 e os 6 anos de idade, e acompanha estas crianças e respetivas famílias.

No apoio à pessoa com deficiência, a  SCMM iniciou este apoio em 2008, através de um Projeto no âmbito dos Contratos Locais e Desenvolvimento Social. No final do projeto, as Instituições intervenientes, a Cercibeja e a Câmara Municipal de Mértola assumiram a responsabilidade de continuar o acompanhamento a estas pessoas e respetivas famílias.

Para além de todas estas respostas e no âmbito dos Cuidados Paliativos a Instituição é parceira e gestora da Equipa Domiciliária de Cuidados Paliativos de Mértola.

Anúncios